Comemoração do dia internacional das mulheres

O sindicato das indústrias de Belford Roxo (Sindiquimica) promove pelo segundo ano consecutivo uma comemoração ao dia internacional da mulher, o evento foi realizado no dia 10 de março de 2014 dentro do complexo industrial da Bayer no auditório do banco Itaú.

Todas as funcionárias do site foram convidadas a participar do evento que teve uma duração de 2 horas, com apresentação de filmes e palestras e distribuição de brindes para as participantes foram tratados temas importantes para as mulheres, como sua importância na formação da família, sua participação nos altos cargos de grande empresas e também sua participação ativa nas politicas partidária e sindical no Brasil e em outros países do mundo.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Mas o tema de maior relevância foi relacionado à saúde feminina que abrange grande parte das mulheres do Brasil, muitas ainda não possuem acesso a consultas medicas periódica e exames simples como mamografia e ultrassonografia abdominal e o famoso (Papanicolaou) para diagnosticar doenças como câncer de mama e colo de útero como mostra os dados pesquisados no site do inca.

INCA e Ministério da Saúde apresentam estimativas de câncer para 2014

Mama – É tipo mais frequente nas regiões Sul (71 casos/100 mil), Sudeste (71 casos/100 mil), Centro-Oeste (51 casos/100 mil) e Nordeste (37 casos/100 mil). Na região Norte é o segundo mais incidente (21 casos/100 mil).

A idade é o principal fator de risco e, o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos. Sua ocorrência está relacionada ao processo de urbanização da sociedade, evidenciando maior risco de adoecimento nas mulheres com elevado nível socioeconômico.

Colo do útero – Ocupa o terceiro lugar geral no País. Está em primeiro lugar na região Norte (24 casos/100 mil). Nas regiões Centro-Oeste (22 casos/100 mil) e Nordeste (19 casos/100 mil) ocupa a segunda posição geral. Na região Sudeste (10 casos /100 mil) é o quarto, e na região Sul (16 casos /100 mil), o quinto mais incidente.

No Brasil, a estratégia de rastreamento preconizada é que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolaou) a cada três anos, após dois exames com intervalo de um ano, com resultado normal.

Porem nem tudo foram só palestra ao final das apresentações tivemos os momentos de distribuição de presentes através de sorteio entre as participantes e um delicioso bolo com refrigerantes e sucos para finalizar o evento.

Para mais informações sobre o Dia Internacional da Mulher click aqui.