Grupo Bayer fecha divisão de fabrica em Belford Roxo

RIO – O grupo alemão Bayer anunciou nesta segunda-feira o fim de sua linha de produção dos produtos da MaterialScience (isocianatos, poliól e matérias-primas para revestimentos), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. As atividades devem ser encerradas completamente em julho. Em um comunicado, a empresa afirmou que o processo de fechamento deverá ser concluído em 2017. Ao todo, 320 funcionários serão atingidos.

bayer02“A Bayer assume responsabilidade pelos 320 colaboradores afetados. A companhia está em busca da antecipação de aposentadorias e trabalha em oportunidades de transferência para o maior número possível de colaboradores da MaterialScience em outras divisões da Bayer, como CropScience e HealthCare, ambas localizadas em Belford Roxo. Para os demais colaboradores da MaterialScience, a Bayer está trabalhando em conjunto com o sindicato e comissão dos trabalhadores em busca de uma solução justa”, diz o texto.

As atividades de produção da MaterialScience deverão ser encerradas em julho deste ano, e o processo de fechamento será concluído em 2017. Em nota, o grupo informou que “mantém seu compromisso com Belford Roxo” e continuará a operar as linhas de produção da Bayer CropScience e Bayer HealthCare, além de manter os serviços destinados às outras companhias localizadas em seu parque industrial.

De acordo com a Bayer, a decisão “segue uma estratégia global de concentrar suas unidades de produção e otimizá-las de forma mais competitiva”. No futuro, os investimentos do grupo no Brasilserão focados nas divisões CropScience e HealthCare. “A Bayer contribui para a prosperidade da comunidade e continuará a investir em programas sociais”, garantiu, em nota.

Parque gera mais de 2 mil empregos

Desde 1958 em Belford Roxo, a Bayer é hoje uma das maiores empresas em operação na Baixada Fluminense. Seu parque industrial gera mais de 2,3 mil empregos diretos e indiretos (900 deles somentte nas unidades da Bayer), sendo boa parte de moradores da região.

O complexo, que ocupa uma área de 2 milhões de metros quadrados, foi inaugurado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e representa a maior unidade do grupo na América Latina. No local, o grupo fabrica matérias-primas para produtos como colchões, geladeiras, calçados, automóveis, CDs, tintas e outros. Também produz algumas linhas de saúde animal e diversos defensivos agrícolas.

Além das unidades de produção da Bayer, o parque industrial abriga empresas como Haztec Tribel (tratamento e gerenciamento de resíduos industriais); Haztec Geoplan (soluções para abastecimento de água): Air Liquide (fornecedora de gases industriais) e Mauser e Graham, fabricantes de embalagens plásticas.

Fonte: ODia