SINDIQUÍMICA
Aulas de Voleibol na quadra do Sindiquimica Belford Roxo
O Sindiquímica Belford Roxo firmou uma parceria com o professor Alexandre Clemente, mas conhecido como Xandão, que trouxe para a sede do sindicato o projeto de nome; Programa de Iniciação Esportiva, para jovens de ambos os sexos, com idades entre 12 e 17 anos.
O projeto foi implementado de forma gratuita e as aulas estão sendo ministradas as segundas e quartas feiras, de 14:00 as 17:00 horas, na quadra do Sindiquímica. Os interessados em participar do projeto, deverão tratar direto com o professor Xandão, nos dias e horários descriminados acima.
INICIAÇÃO ESPORTIVA JUSTIFICATIVA
A educação e os desportos constituem fenômenos sociais importantes pelas influências que exercem nas relações que compreendem o campo de ação da vida social. As transformações e a mudança social apresentam muitas dimensões e, em função delas, a revisão dos fins educacionais e sociais cresce de importância, razão por que não se pode pensar em cultura física e desportiva, a não ser dentro de um conceito pleno de educação.
O indivíduo e o meio social são dois fatores harmônicos e ajustados dentro do processo educativo e, assim sendo, a educação física e os desportos, como veículos de integração humana, assumem discutida importância na vida hodierna, onde, no que chamamos de sociedade de consumo, a luta pelo dia-a-dia, a busca de sobrevivência e a eterna competição pela vida levam, sem dúvida, o homem para o individualismo desagregador.
Dentro desse quadro, seja através do desporto comum, seja através da educação física e desportiva, a atividade física no processo educativo pleno, constitui o mais eficiente caminho à consolidação do sentimento comunitário e de solidariedade, constituindo-se, inclusive para a juventude, o meio mais apropriado e eficiente para contribuir para a integração nacional e cumprir a sua difícil tarefa de vivificar a nacionalidade, desde as camadas populares até os elevados escalões do poder público, desde o pequeno povoado até a imensidão do território nacional, dentro do processo de transmissão e renovação cultural, avaliando as necessidades e exigências da solidariedade humana.
Tendo em vista as constantes demonstrações de agressividade entre as pessoas dos diversos segmentos da sociedade e considerando a relevância do aprender a conviver como um dos pilares da educação, faz-se necessário o resgate de valores, o respeito mútuo, a solidariedade e a conscientização do papel da população como agentes de transformação na construção de uma sociedade mais justa e melhor.
OBJETIVO
Levar o aluno a perceber-se como integrante, dependente e agente transformador do ambiente social.
Refletir e posicionar-se de maneira práticas, críticas, responsáveis e construtivas nas diversas situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos.
Promover atividades que estimulem atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito.
Melhora no desempenho escolar.
Oferecer atividade orientada para contemplação ou ocupação do tempo ocioso.