IR 2020: como declarar o saque do FGTS

O contribuinte não precisa fazer a declaração, mesmo se realizou o saque do FGTS, se não se encaixar nos critérios de obrigatoriedade da declaração

SÃO PAULO – O período da declaração do Imposto de Renda 2020 começou na última segunda-feira (2) e vai até dia 30 de abril. E o contribuinte não pode esquecer que o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está incluso na lista de itens que devem ser declarados.

Assim, se contribuinte realizou o saque mediato FGTS de R$ 500, R$ 998 ou de qualquer outro valor, caso tenha mais de uma conta ativa, deve informar à Receita Federal, segundo Valdir Amorim, coordenador de impostos da IOB.

Os trabalhadores que foram demitidos por justa causa ou que sacaram dinheiro em qualquer outra circunstância prevista na lei do FGTS também devem informar o saque do fundo.

Vale lembrar que o saque de FGTS  é isento de tributação, ou seja, é necessário apenas informar qual o valor do saque.

Ainda, de acordo com Amorim, se o contribuinte não se encaixa nos critérios que o obrigam a declarar, como ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019, ele não precisa informar o saque do FGTS.

“No entanto, mesmo se o contribuinte não for obrigado a declarar é importante entregar a declaração e informar o saque para justificar renda, caso precise obter financiamento bancário, empréstimo ou até mesmo a aquisição da casa própria”, explica.

Passo a passo para declarar o saque do FGTS

O contribuinte deve informar o saque na ficha “rendimentos isentos e não tributáveis”, no item 4 (indenização por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS).

Nesse item é preciso informar Informar o tipo de beneficiário (Titular ou Dependente), o nome da instituição “Caixa Econômica Federal”, o “CNPJ” (003603050001-04) e o valor recebido.

Se o contribuinte não tiver o comprovante de saque do FGTS, basta solicitar um extrato no site do FGTS.

Quem é obrigado a declarar o IR 2020?

Deve declarar IR quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou rendimentos isentos ou tributados na fonte acima de R$ 40 mil. Saiba mais aqui.

Programa do IR já está disponível

O programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 já está disponível para download no site da Receita Federal.

A Receita espera receber 32 milhões de declarações do IR 2020. No ano passado, foram entregues 30,677 milhões de declarações, 4,8% a mais do que em 2018.

Fonte: InfoMoney