SINDIQUÍMICA

Auxílio emergencial: Caixa deposita novas parcelas para 3,8 milhões de trabalhadores nascidos em abril

As agências da Caixa voltaram a registrar filas para saques e desbloqueio de contas

A Caixa Econômica Federal começa a depositar, nesta sexta-feira (dia 31), o auxílio emergencial de R$ 600 para os trabalhadores que nasceram em abril. São cerca de 3,8 milhões de beneficiários do chamado Ciclo 1, que ainda aguardam a primeira, a segunda, a terceira ou a quarta parcela do benefício. O dinheiro será creditado na conta poupança social digital da Caixa, e inicialmente a quantia será liberada somente para pagamentos e compras pelo aplicativo Caixa Tem.

Na primeira fase do programa de auxílio, os pagamentos eram divididos por parcelas. Agora, denominado como Ciclo 1, o novo calendário de pagamentos inclui todas pessoas nascidas no mês em questão.

A possibilidade do saque em dinheiro para os nascidos em abril será liberada no sábado dia 8 de agosto. Neste sábado, dia 1º de agosto, estará disponível a retirada em espécie para 7,4 milhões de pessoas nascidas em fevereiro e março, que receberam o depósito nos dias 24 e 29 de julho, respectivamente.

Esse grupo é formado por trabalhadores informais, autônomos, desempregados sem seguro-desemprego, inscritos no CadÚnico sem direito a Bolsa Família e microempreendedores individuais (MEIs) que se inscreveram pelo aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial ou pelo site (caixa.gov.br).

Datas diferentes de crédito e retirada

Num primeiro momento, o dinheiro estará disponível apenas para a quitação de contas e o pagamento de compras via cartão de débito virtual ou QR Code (aproximando o celular da maquininha do estabelecimento comercial). Toda a movimentação continuará sendo feita pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS)

Somente depois a quantia será liberada para saque ou transferência bancária, de acordo com o mês de nascimento.

Nas datas indicadas no calendário de saque em dinheiro, o eventual saldo existente na poupança social digital será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário tiver indicado por meio da plataforma digital.

Fonte: Extra