INSS: prova de vida por selfie começa nesta quinta-feira para 32 mil segurados do Rio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta quinta-feira (dia 20) o projeto-piloto para a implantação da prova de vida pelo celular, que será feita por meio de uma espécie de selfie. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país, sendo 32 mil no Rio de Janeiro.

Serão selecionados os beneficiários que tenham carteira de motorista e título de eleitor, já que para realizar a biometria facial o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, poderão participar do projeto-piloto apenas os segurados que tiverem um smartphone com câmera frontal.

Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS, pela central telefônica 135 e por e-mail. Esses segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado a prova de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados pelo instituto.

O beneficiário que participar do projeto-piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, a comprovação será considerada válida (e não apenas um teste), e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para fazer a atualização de dados anual.

A partir dos resultados desta etapa inicial, o INSS, a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev (empresa de processamento de dados do governo federal) avaliarão e farão aprimoramentos no processo, para que o projeto possa ser expandido para todos os beneficiários.

Veja como fazer a prova de vida por biometria

1) Cadastre-se no login único do Gov.br

2) Instale os aplicativos Meu INSS e Meu gov.br no seu celular

3) Faça login nos aplicativos

4) Abra o aplicativo do Meu INSS e clique no ícone “Prova de Vida”, localizado no lado superior esquerdo da tela, ou na notificação acima.

5) Clique no botão “Iniciar Prova de Vida”

6) Abra o aplicativo Meu gov.br que você já baixou e se cadastrou para autorizar o uso da biometria na prova de vida

7) No botão “Autorizações”, selecione a autorização marcada como “Pendente” e clique em “Autorizar”

8) O aplicativo vai fazer uma pergunta. Responda com a informação que está no seu documento.

9) Permita que o Meu gov.br use a câmera do seu celular.

10) Na hora da captação das imagens do rosto, siga as instruções da tela.

11) Pronto. Sua biometria foi finalizada. Você pode voltar ao aplicativo Meu INSS e conferir o resultado.

Fonte: Extra