Duas agências do estado do Rio já estão realizando perícias médicas, diz INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta segunda-feira (dia 21) que três agências foram consideradas aptas para o retorno do atendimento da perícia médica na cidade do Rio: Praça da Bandeira, Méier (na Rua Aristides Caire) e Avenida Brasil (em Irajá). Mas o atendimento dos segurados — que está sendo feito somente com agendamento — ainda depende da presença dos médicos peritos, que estão voltando gradualmente ao trabalho. No interior, duas unidadesoferecem exames médicos.

Ao todo, no estado, 11 unidades de atendimento foram consideradas aptas para o retorno. São elas: Macaé, Paracambi, Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Niterói – Bairro de Fátima, São Gonçalo – Paraíso, além das três da capital. Nas agências Macaé e Itaboraí, parte da perícia médica retornou ao trabalho.

Segundo o INSS, as vistorias continuam acontecendo no Rio e, em breve, novas unidades estarão aptas ao retorno dos exames presenciais.

Em todo o país: 149 médicos já voltaram

O INSS informou ainda que pelo menos 149 médicos peritos retornaram ao trabalho no país, tendo realizado 1.376 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 57 agências. De 646 abertas no país, mais de 150 estão aptas a realizar perícias.

Os dados são da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que informou ainda que eram esperados 486 peritos. Ou seja, havia mais agências consideradas aptas do que médicos para prestar atendimentos presenciais.

A secretaria não informou se descontou as horas não trabalhadas de quem não compareceu. Na última sexta-feira, apenas 34 peritos haviam retomado o atendimento presencial.

Pedidos: 600 mil aguardam na fila

Na fila da perícia, há cerca de 600 mil segurados. Embora haja expectativa de retorno gradual dos médicos peritos a partir desta semana, nem todos voltarão às agências: quem pertence a grupos de risco para a Covid-19 continuará em trabalho remoto, segundo a secretaria.

Do total de 3.500 profissionais da categoria, somente 2.100 deverão voltar ao atendimento presencial.

Impasse sobre retorno

Os peritos representados pela Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP) decidiram não voltar ao trabalho presencial na semana passada por considerarem que as agências não cumpriam requisitos de segurança sanitária.

Na sexta-feira, porém, o governo publicou uma edição extra do Diário Oficial, ameaçando cortar o ponto dos médicos convocados que não retornassem ao trabalho nesta segunda-feira.

O governo informou ainda que acionaria o Ministério Público Federal (MPF) e o do Trabalho (MPT) para vistoriarem as agências. A ANMP, por sua vez, anunciou que faria novas inspeções antes de retomar os atendimentos.

Fonte: Extra