Caixa faz novos pagamentos de auxílio emergencial nesta semana; veja quem vai receber R$ 300 ou R$ 600

Fila da Caixa Econômica Federal de Bangu: banco é o único pagador do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal fará, nesta semana, novos depósitos do auxílio emergencial residual ou extensão — como está sendo chamado o benefício extra, no valor de R$ 300, a ser liberado em até quatro parcelas. Até a próxima sexta-feira, serão contemplados 10,7 milhões de trabalhadores que já receberam todas as cinco cotas iniciais de R$ 600.

Nesta segunda-feira (dia 5), o valor de R$ 300 será creditado para 3,3 milhões de nascidos em fevereiro que receberam a primeira parcela regular, de R$ 600, ainda em abril.

Os 3,8 milhões que fazem aniversário em março — e também receberam a primeira cota do auxílio logo no início — terão a quantia depositada na quarta-feira (dia 7).

Os 3,6 milhões de nascidos em abril que receberam todas as parcelas iniciais regularmente agora terão o montante de R$ 300 disponível na conta na sexta-feira (dia 9).

Vale lembrar, no entanto, que num primeiro momento o auxílio somente poderá ser usado para o pagamento de contas (como as de água, luz, telefone e gás) e compras feitas em lojas, farmácias e supermercados (com geração de cartão virtual ou por meio de QR Code, aproximando o celular da maquininha do estabelecimento).

O dinheiro só estará disponível para saque nos dias 7 de novembro (nascidos em fevereiro), 14 de novembro (aniversariantes de março) e 21 de novembro (aqueles com aniversário em abril).

O valor do benefício foi reduzido, mas os depósitos continuarão sendo feitos nas contas poupanças sociais digitais que o banco abriu em nome desses trabalhadores.

Início da próxima semana

Já no domingo (dia 11), mesmo sendo fim de semana, a Caixa vai fazer o depósito da primeira parcela de R$ 300 para 3,8 milhões de nascidos em maio, que também receberam a primeira parcela regular de R$ 600 ainda em abril.

Esses trabalhadores, no entanto, somente poderão sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco em 21 de novembro.

Calendário antigo

Nesta semana, mais trabalhadores terão o direito de sacar parcelas do auxílio emergencial no antigo valor de R$ 600. Esses pagamentos fazem parte do chamado ciclo 2, que não abrangem as cotas extras de R$ 300. Neste cronograma, estão cidadãos que ainda não receberam todas as cinco cotas regulares da primeira fase.

Nesta terça-feira (dia 6), os nascidos em junho poderão retirar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco. A quantia está depositada em suas contas poupanças sociais digitais desde 16 de setembro. Desde então, o benefício somente podia ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Os que fazem aniversário em julho poderão sacar o auxílio na quinta-feira (dia 8). Para este grupo, o valor foi creditado pela Caixa Econômica Federal em 18 de setembro.

O Ministério da Cidadania já informou que nem todos terão direito a nove cotas do auxílio (cinco de R$ 600 e quatro R$ 300). Somente os que começaram a receber em abril terão todos os pagamentos.

Fonte: Extra