SINDIQUÍMICA

Prefeito do Rio anuncia transporte gratuito para eleitores no domingo (2)

No dia do 1º turno da eleição, quem mostrar título de eleitor não pagará para usar transporte púbico do Rio. Paes garante aos mais pobres direito ao transporte gratuito ao contrário do prefeito de Porto Alegre

Ao contrário do prefeito bolsonarista de Porto Alegre, Sebastião Mello (MDB), que acabou com o passe livre nos ônibus no dia da eleição, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou em seu perfil no Twitter que os eleitores e eleitoras da cidade terão direito a transporte público gratuito, das 6h às 20h, no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições deste ano.

“Vamos fortalecer a festa da democracia.  No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO.  Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos.  Vamos exercer nosso direito democrático”, diz a postagem de Paes.

Já na capital de Porto Alegre, o prefeito sancionou lei de autoria do próprio governo, que vai no sentido contrário. Melo alterou as regras para o dia de isenção tarifária, limitando a isenção do pagamento das passagens a datas como o dia de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro) e em campanhas de vacinação de grande relevância e alcance, conhecidas como “Dia D”.

A medida limita o direito de voto de milhares de trabalhadores, especialmente os mais pobres que, muitas vezes, não têm como pagar a tarifa de R$ 4,80 cobrada na cidade e uma das mais caras do país, sequer para procurar emprego. Como pagar para mais de um membro da família ir votar?

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) prometeu  acionar o Superior Tribunal Federal (STF) para assegurar o passe livre nos ônibus de todo o Brasil no dia 2 de outubro, dia do 1º turno das eleições.

No paraná, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai disponibilizar transporte gratuito para os eleitores das seções que ficam na Escola Municipal Machado de Assis, para moradores da área rural, da Reserva Indígena Apucaraninha e também de assentamentos.

Fonte: Cut