SINDIQUÍMICA

Síndrome de Burnout: ESSES sinais podem desenvolver a doença

Reconhecer os sinais de esgotamento de forma precoce pode evitar maiores consequências

O cuidado com a saúde mental nunca foi tão importante quanto atualmente. Com o surgimento de novas modalidades de trabalho e as mudanças causadas pela pandemia, muitas pessoas sofreram grandes transformações em sua rotina.

A combinação de tais fatores contribuiu para o aumento dos casos de Síndrome de Burnout, principalmente entre os jovens.

Dessa forma, a síndrome acomete 32% da população que tem sintomas de estresse. E, muitas vezes, pode levar ao afastamento do trabalho, assim como causar úlceras, diabetes, aumento no colesterol, entre outros problemas de saúde.

Dessa forma, a Síndrome de Burnout é mais comum em pessoas exigentes, entusiasmadas com o trabalho, sem medo de aceitar novas responsabilidades. No entanto, ela não acontece do dia para a noite. Pode levar um tempo para a pessoa desenvolver e atingir o pico de estresse.

Por isso, a prevenção é fundamental. Saber detectar os sintomas vai ajudar. Acompanhe a seguir.

O que é Síndrome de Burnout?

Primeiramente, vamos explicar do que se trata. Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes.

Portanto, essa síndrome pode resultar em um estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. Veja a seguir:

8 sinais de que você pode ter Síndrome de Burnout

1. Irritabilidade

É quando você fica com muita raiva, até perder a cabeça. Qualquer comentário que façam acaba sendo encarado por você como ofensa e, portanto, você acha que deve agir na defensiva. Você não tem controle de suas emoções e a raiva assume o controle.

Suas palavras magoam, seus movimentos corporais são agressivos e um sentimento de raiva o invade por razões desconhecidas.

2. Falta de motivação

A motivação, em grande parte, é proveniente do próprio movimento. Isso significa que mesmo quando não está com vontade de realizar algo, você segue e essa motivação vai surgindo durante o caminho.

Já para as pessoas que estão passando por cenários de cansaço extremo, isso não ocorre facilmente. O ambiente de trabalho é desgastante e a única tarefa interessante é voltar para a cama. Nesse caso, a frequência em que isso ocorre também é muito importante para definir o que é um caso esporádico ou o que é um possível sintoma de Burnout.

3. Noites agitadas e mal dormidas

Em várias ocasiões, seus problemas não o deixam dormir, sua mente desperta à noite e isso faz com que você tenha uma sensação de impotência, tristeza e desesperança. Por mais que tente, você não consegue ter um descanso reparador. Inclusive seu corpo está fisicamente esgotado.

4. Pânico e ansiedade

Você saberá que um ataque de pânico e ansiedade é um episódio repentino de medo intenso que você sente, embora não haja perigo real ou causa aparente. Até mesmo seu corpo reage a esse medo causando suor, taquicardia, tremores, entre outras reações.

5. Você é impaciente

Se Você perdeu a capacidade de esperar por algo sem ficar nervoso e não está apto a realizar ações minuciosas que exijam tempo e calma. Você não pode esperar pelas coisas que deseja que aconteçam; por isso, um sentimento constante de derrota e fracasso invade você. Peça ajuda para não ter que enfrentar as dificuldades ou problemas sozinho.

6. Nostalgia

Você pode ficar bem por um tempo, mas de repente seus olhos se enchem de lágrimas sem motivo aparente. Vive ansiando por felicidade com uma sensação de tristeza permanente. Seus pensamentos estão no passado ou em um futuro incerto, impedindo-o de viver o aqui e agora. Até mesmo chora e chora, mas às vezes não sabe por quê.

7 – Negatividade

Pessoas céticas e mesmo as que são pouco positivas, não necessariamente tem algum problema relacionado à Síndrome de Burnout. Entretanto, quando o ceticismo se torna pessimismo e o indivíduo apenas visualiza os piores cenários, é um sinal de alerta para essa doença.

Quando o indivíduo constantemente encara os desafios da rotina de trabalho de maneira negativa, é sinal de que algo não está bem. Ter um dia ou outro com baixa disposição é normal, mas uma sensação de desgosto com as tarefas a serem feitas é um indício de problema.

8. Falta de energia

A baixa energia pode ter diversas fontes: má alimentação, pouca atividade física, estresse e desgaste profissional. Contudo, ela também representa um sintoma da Síndrome de Burnout, principalmente quando associada aos que foram listados anteriormente.

Uma boa maneira de identificar se essa falta de energia é proveniente de um distúrbio psíquico é por meio de uma avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo. Assim, você consegue identificar se tais problemas estão relacionados aos hábitos e questões hormonais ou se é de fato algum problema de origem psíquica.

Conclusão

Cabe à empresa o papel de orientar e esclarecer aos seus colaboradores a importância de buscar tratamento assim que identificar os sintomas. Para as corporações que adotam a modalidade híbrida de trabalho, vale tomar ainda mais cuidado com tais problemas.

No caso do colaborador, se estiver enfrentando alguns desses sintomas, isso deve ser uma chamada de ativação que a pessoa pode estar em um caminho perigoso. Tirar algum tempo para avaliar honestamente a quantidade de estresse na vida e encontrar maneiras de reduzi-lo antes que seja tarde demais. Burnout não é como a gripe. Ou seja, não desaparece depois de algumas semanas, a menos que a pessoa faça algumas mudanças na vida.

Fonte: Jornal Contábil