Formaquim

A CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) e federação dos químicos dos trabalhadores nas indústrias químicas e farmacêuticas do estado do Rio de Janeiro deu início ao FORMAQUIM treinamento direcionado à formação de dirigentes sindicais, a primeira etapa foi realizada dias 29 e 30 de abril de 2014, na sede do Sindicato dos químicos do município de Belford Roxo (SINDIQUIMICA).

O cursou contou com a participação de 23 pessoas dentre eles diretores do sindiquimica e convidados dos diversos sindicatos filiados à CNQ no Estado.

Na abertura do treinamento, os dirigentes falaram da importância do curso para capacitar os dirigentes.

Para o presidente do Sindiquimica de Belford Roxo “Roberto Carlos Carnavos” O Formaquim RJ vem sendo ao longo dos anos uma das ferramentas de extrema importância para a formação e preparação das novas lideranças sindicais e contribuindo na reciclagem e atualização dos diretores experientes, para ele essa iniciativa de acesso ao conhecimento é o que da força aos novos movimentos sindicais.

José Carlos, Dirigente da Federação dos Químicos do Estado do Rio de Janeiro, uma das entidades apoiadoras do curso, analisa: Nos cursos conscientizam os representantes sindicais da sua real importância dentro do processo produtivo nas empresas em que atuam e Tenho certeza que contribuirão para o fortalecimento dos sindicatos, da federação e da CNQ no Estado do Rio.

O 1º módulo do curso Formaquim RJ abordou os seguintes temas:

A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS

CAPITALISMO E SISTEMA CAPTALISTA

O CAPITAL – UMA LEITURA POPULAR

ENTENDENDO A ECONOMIA: A MAIS VALIA

PROCESSO DE TRABALHO

EU SEI, MAS NÃO DEVIA – (Marina colassanti)

MUDE (Edson Marques)

Os demais módulos estão agendados para 24 e 25 de maio e 14 e 15 de junho garanta já a sua participação inscreva-se no seu sindicato.