Programas de declaração do IR 2016 serão liberados na quinta-feira

naom_56cc23be9907d

A Receita Federal irá liberar na quinta-feira (25),a partir das 8h, os programas de preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda de 2016.

A Folha de S. Paulo destaca que a apesar da liberação, a declaração só poderá ser enviada a partir de 1º de março. O sistema da Receita não vai aceitar o envio do documento antes desta data.

O prazo final de entrega da declaração de IR 2016 é 29 de abril, uma sexta-feira.

Internet

A publicação explica que os programas que serão liberados na quinta são usados por quem faz a declaração pelo computador (destktop).

Também é possível fazer a declaração por meio de celular ou tablet, usando um aplicativo gratuito que funciona nos sistemas Android e iOS.

A Receita Federal não divulgou a partir de que data esse aplicativo poderá ser baixado. O órgão explica que isso dependerá das lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Rascunho da declaração

Para os que desejarem fazer o rascunho da declaração, estará disponível até 29 de fevereiro. Os dados preenchidos no rascunho poderão, depois, ser transportados para a declaração, esclarece a Receita.

A publicação explica que durante o período de entrega da declaração, de 1º de março a 29 de abril, não será possível preencher o rascunho, mas será permitido transportar os dados já preenchidos.

Fonte: Notícias ao Minuto