SINDIQUÍMICA

Dólar tem leve alta sobre real à espera de impeachment

dolar

São Paulo – O dólar tinha leve alta ante o real no início dos negócios desta quarta-feira, sessão marcada pela votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado e com a volta do Banco Central ao mercado de câmbio após a divisa cair abaixo de 3,50 reais na véspera.

Às 9h09, o dólar avançava 0,06%, a 3,4687 reais na venda, após cair 1,65% na véspera e fechar a 3,4666 reais. O dólar futuro operava com queda de 0,30%.

O BC realiza nesta manhã oferta de até 20 mil contratos de swap cambial reverso, equivalente a compra futura de dólares, após ficar de fora do mercado por cinco sessões seguidas.

Para muitos operadores, o BC tem buscado defender o piso de 3,50 reais para a cotação do dólar, de forma a ajudar as exportações e as contas externas do país.

No campo político, a sessão é marcada pela votação histórica no Senado do impeachment da presidente Dilma, que pode levar a seu afastamento temporário, com o vice Michel Temer assumindo o posto.

Na véspera, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo uma liminar que suspenda o processo de impeachment.

O STF tem sessão marcada para às 14:00 desta quarta-feira, quando provavelmente o Senado já estará discutindo o processo.

No exterior, o dólar caía em relação a uma cesta de moedas , mas ganhava terreno frente a moedas de alguns países emergentes como México e África do Sul.

Fonte: Exame.com