SINDIQUÍMICA

Calendário FGTS 2017 – Saque do FGTS Inativo

O governo pensando em fugir da crise econômica, anunciou uma das medidas mais aguardadas por todo o cidadão trabalhador, a partir de fevereiro de 2017 será anunciado o calendário FGTS 2017 de pagamento para realizar os saques do FGTS inativo do cidadão brasileiro. O fundo de garantia é um valor depositado por tempo de serviço do trabalhador.

Todos os trabalhadores que tiverem contas de FGTS inativa do dia 31 de dezembro de 2015 poderão realizar o saque do valor disponível.

Calendário FGTS 2017: Tabela de pagamento do Fundo de Garantia

Já foi informado pelo o Governo Federal que o calendário será disponibilizado em fevereiro de 2017, a divulgação da tabela de pagamento será feita através da Caixa Econômica Federal.

O saque vai pode ser realizado em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou em qualquer posto de atendimento conveniado da Caixa, para realizar o saque o trabalhador precisar apenas estar portando o documento de identificação e o cartão cidadão.

Importante:

Ser você não está precisando deste dinheiro, saque o valor do fundo de garantia e deposite na poupança, pois o rendimento na poupança é de 7% ao ano enquanto na conta do FGTS é de 3%, dessa forma é vantagem para o cidadão trabalhador ter dinheiro depositado em poupança, aonde o rendimento é muito maior do que na conta do Fundo de Garantia.

FGTS Inativo: Quem tem direito a sacar?

O saque do FGTS inativo foi liberado para os trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2015, ou seja, disponibilizado para os trabalhadores que não tenha assinado carteira a partir desta data ou para aqueles que não receberam o FGTS nesse período.

Contas de FGTS inativas são aqueles que estão sem receber qualquer tipo de deposito, valido para trabalhadores com contrato de trabalho rescindido ou até mesmo encostado pelo o INSS.

Vale ressaltar que nem todas as contas inativas vão pode realizar o saque, apenas será concedido o saque para aquelas contas que estão a mais de um ano inativa sem deposito.

Consulte já o Saldo do FGTS.

Consulta Saldo FGTS Pelo Celular

Você pode receber mensalmente o saldo do seu fundo de garantia através do SMS FGTS, um serviço que lhe informa mês a mês o saldo do seu fundo de garantia sem pagar nada. Para aderir à consulta do Fundo de Garantia, basta ligar para o número 0800 726 0207, e selecionar a opção 3. Você também pode se inscrever no serviço pelo portal oficial do Fundo de garantia, através do link http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts_celular.asp.

Data de pagamento do FGTS

O trabalhador poderá realizar o saque do valor integral do FGTS, desde que o mesmo se enquadre na regra de inatividade, o contrato obrigatoriamente precisa ter sido reincidido até o dia 31/12/2015, para que você seja beneficiado com o saque que será realizado a partir de fevereiro de 2017.

O saque das contas inativas do FGTS deve começar em 13 de Março, e ir até o dia 14 de Julho.

Em caso de demissão eu recebo o FGTS?

Não, para que ser tenha direito ao saque as contas precisam obrigatoriamente estar inativas desde do final do ano de 2015, portanto ser você por algum motivo pedir demissão hoje, você não tem direito de realizar o saque pelo calendário FGTS 2017.

Quem pode sacar o FGTS?

  • Contas de FGTS Inativas por mais de 3 anos;
  • Pensionistas e aposentados;
  • Pessoas vítimas de desastres naturais;
  • Em caso de falecimento a família pode realizar o saque;
  • Financiamento da casa própria;
  • Doenças em estado terminal
  • Doenças graves;
  • Trabalhadores com contas inativas desde do dia 31/12/2015, decisão constituída pelo o Governo Federal, através do calendário FGTS 2017.

 

Fonte: Calendário PIS