Ranking mostra as 55 melhores empresas para trabalhar no Rio

Pesquisa com 153 organizações de pequeno, médio e grande portes mostra as práticas mais valorizadas pelos funcionários, como oportunidades de crescimento e alinhamento de valores

A Pernord Ricard Resende ganhou o bicampeonato na categoria Pequenas Empresas Foto: Divulgação

RIO — Um ambiente que valoriza os funcionários, uma linha de ação com estratégias claras, estímulos e oportunidades de crescimento: estas são algumas das características que unem as 55 empresas eleitas como as melhores para se trabalhar no Rio, segundo levantamento anual da consultoria Great Place to Work (GPTW).

Neste ano participaram 153 empresas (ante 99 de 2018) de 12 setores, que representam 95.844 funcionários. Destas, 55 foram premiadas, sendo 10 pequenas, 35 médias e 10 grandes. Todas têm mais de 30 empregados.

O diretor da Regional RJ do GPTW, Roberto Mosimann, destaca que em 2019 houve um aumento significativo, de 55%, no número de empresas participando do processo:

— Quando olhamos as empresas premiadas em 2018 e 2019, notamos que 21 das 55 premiadas no Rio estão debutando no nosso ranking ou não foram premiadas ano passado, mostrando a grande competitividade do nosso processo.

O Great Place to Work levanta dados como o perfil dos CEOs, programas de desenvolvimento oferecidos e representatividade. Também são avaliados aspectos como percepção sobre benefícios, interesse genuíno entre as pessoas e existência de alguma discriminação nas empresas.

De todas as práticas, “cuidar” foi a mais valorizada pela equipe, seguida de “contratar e receber” e “celebrar”.

— Isso mostra que o fator humano importa cada vez mais nas decisões das organizações premiadas pelos GPTW — diz Mosimann.

Segundo ele, além do espaço para crescer ser o principal fator de permanência nas empresas, o alinhamento de valores e a qualidade de vida são cruciais para uma boa avaliação pelos funcionários.

Mosimann ressalta, ainda, que o que diferencia uma excelente empresa para trabalhar das outras são relações de confiança, e a liderança que consegue traduzir a estratégia para todos os níveis.

— Os valores não ficam só nas paredes, eles são percebidos e praticados no dia a dia. Tudo isso gera uma espiral positiva, onde se consegue maximizar o potencial das pessoas em uma ambiente de inovação e de crescimento financeiro.

Noite de premiação

As 55 empresas foram premiadas no Vivo Rio, na último dia 31, no evento “Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro 2019”, realizado pelo Great Place to Work e pelo Grupo Hel com apoio do jornal O GLOBO e da ABRH RJ. Seguindo as mudanças observadas no mundo corporativo, a 12ª edição do evento teve a diversidade e a inclusão como temas centrais.

— O tema do evento é conceituado e trabalhado para o dia da premiação. Assim, além de envolver o público a todo momento, a mensagem que o GPTW deseja transmitir é entregue sob diversas perspectivas — destaca o CEO do Grupo Hel, Fabrício Granito.

Segundo o diretor da Regional RJ do GPTW, Roberto Mosimann, a prática inclusiva nas empresas se estendeu à comemoração neste ano. Muitas, conta, sortearam entradas para não líderes e pessoas da ponta. A Losango, por exemplo, que é heptacampeã na categoria empresas grandes, levou familiares dos colaboradores.

— Envolver a família em eventos como esses tem um grande impacto no engajamento e no senso de propósito. Foi uma ótima experiência. Concluímos que empresas que são um lugar bom para todos, independentemente de cargo, idade, gênero, etnia e orientação sexual constroem ambientes mais inovadores e com resultados financeiros superiores — afirmou Roberto.

Entre as médias, a Visagio subiu uma posição, em 2019, e sagrou-se campeã. Na categoria pequenas, a Pernord Ricard Resende ganhou o bicampeonato.

Confira a lista das ganhadoras por categoria:

Grandes

— 1º Losango