Perícia do INSS é feita em oito agências no Rio. Veja quais são e como agendar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta terça-feira (dia 22), que oito agências no estado do Rio já estão com atendimentos de perícia médica, duas delas na capital. São elas: Praça da Bandeira, Avenida Brasil (Irajá), Niterói (Bairro de Fátima), Macaé, Itaboraí, São Gonçalo (Paraíso), Paracambi e São Pedro da Aldeia. O instituto afirmou que as vistorias sanitárias continuam sendo feitas, e a previsão é que estejam finalizadas nesta quarta-feira (dia 23).

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 351 peritos médicos federais compareceram ao trabalho ontem e realizaram 3.059 perícias presenciais, em 110 das 148 agências do país que, segundo o INSS, estão aptas para realizar o procedimento. A partir desta quarta-feira, o número de unidades habilitadas a realizar os exames deve aumentar para 190, informou o órgão.

Muitos segurados que tinham perícias marcadas não foram atendidos, porque nem todos os médicos compareceram às agências, alegando falta de condições sanitárias nas unidades. A expectativa era que 486 peritos tivessem prestado atendimento nos postos liberados, mas 135 profissionais não foram trabalhar.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP) também divulgou uma lista com as agências aprovadas pela própria entidade para o retorno dos peritos médicos, mas o número ficou menor do que o do governo: 87 unidades.

Na fila da perícia, há cerca de 600 mil segurados que dependem do exame para receber auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou retornar ao trabalho, depois de um afastamento por motivos de saúde.

Retorno gradual: 1.400 médicos em grupo de risco

Os médicos peritos devem retomar suas atividades gradualmente nesta semana, mas nem todos voltarão aos postos: quem pertence a grupos de risco para a Covid-19 continuará em trabalho remoto. Do total de 3.500 profissionais da categoria, apenas 2.100 deverão voltar à atividade presencial.

O INSS vai permitir o reagendamento de perícias por meio da central telefônica 135, nos casos em que o segurado não comparecer à agência na data agendada ou quando não for possível atendê-lo no posto no dia marcado. A remarcação por telefone, no entanto, será feita apenas para auxílio-doença.

Agendamento telefônico

Esse agendamento também não estará disponível para todas as agências do instituto. Será feito apenas para as unidades que já tiverem sido reabertas e ofereçam perícia médica — essa lista tende a ser ampliada gradativamente, com o retornos dos peritos ao trabalho.

O INSS informou que o exame médico será remarcado para o local de atendimento inicialmente agendado. Será possível fazer reagendamentos por telefone quantas vezes forem necessárias (antes, só era permitida uma pela central e outras três pelo site ou aplicativo Meu INSS).

As avaliações médico-periciais que constem do Sistema Integrado de Benefícios (Sibe) — responsável pelo gerenciamento de BPC/Loas — não poderão ser reagendadas pelo 135 (veja como agendar pelos canais digitais acima).

Fonte: Extra