Cooperativas de crédito são quase 85% das instituições participantes do Pix

Uma das promessas do Pix é trazer mais concorrência ao mercado financeiro. E pelo número e pelos tipos de instituições participantes, isso tende a se tornar realidade. Segundo dados do Banco Central (BC), no primeiro dia de operação da nova modalidade de pagamentos instantâneos, na segunda-feira (dia 16), havia 734 participantes cadastrados. Desse total, 84,3% eram cooperativas de crédito.

Os bancos comerciais, que concentram hoje o sistema financeiro, representam apenas 1% do total de cadastrados no novo sistema. Outros tipos de bancos somam 6,4% dos participantes, e as instituições de pagamentos (muitas fintechs) totalizam também 6,4%.

Instituições aprovadas como participantes do Pix por tipo da entidade

quantidade

em %

Associação de poupança e empréstimo

1

Banco comercial

7

Banco múltiplo, cooperativo e de câmbio

47

Cooperativa de crédito

619

Iinstituição de pagamento

47

Sociedade de crédito

13

734

O Sicredi é uma das cooperativas que já estão oferecendo o Pix. Para o diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, Cidmar Stoffel, a solução marca uma evolução importante do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

“Nossa busca é sempre de disponibilizar as alternativas que sejam mais convenientes aos nossos associados e, desde o início, acreditamos que o Pix possibilitará bastante praticidade para o dia a dia das pessoas”, afirmou Stoffel, acrescentando que o próximo passo é permitir o uso do Pix em suas máquinas de cartões e também no internet banking.

Outros casos

Os cooperados do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) também já podem usar o Pix. Segundo a instituição, haverá limites de transações que seguirão os padrões internos adotados individualmente para os cooperados, de acordo com seus comportamentos para envio de TED e compras com cartão de débito.

Para pessoas jurídicas, não há limite de transações. Pelos próximos 90 dias, as transações Pix serão 100% gratuitas para as empresas. A instituição ainda está avaliando uma possível cobrança após esse período.

O Pix também pode ser usado pelos cooperados da Unimed, que ainda não divulgou as condições de uso.

“A chegada do Pix trará um aumento da competitividade e deve colocar toda a indústria financeira (cooperativas, fintechs, plataformas de pagamento e bancos), pela primeira vez, em pé de igualdade para competir por clientes. Outra expectativa é também promover a inclusão financeira e contribuir para o preenchimento de lacunas deixadas nos meios de pagamento disponíveis até então: o fato de o dinheiro em espécie ainda ser a forma de pagamento utilizada com maior frequência (60%) entre os brasileiros; e o número de pessoas desbancarizadas em nosso país, que pode ser um dos impulsionadores do uso do dinheiro impresso”, afirmou Luciano Altamiro Garcez, assessor de Meios de Pagamento da Unicred Valor Capital.

Fonte: Extra