Receita paga restituições de IR a 199 mil contribuintes, no 2º lote residual do ano

Nesta segunda-feira (dia 30), 198.967 contribuintes que demoraram a entregar suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020 ou caíram na malha fina da Receita Federal (inclusive em anos anteriores) vão receber suas restituições. O dinheiro está disponível nas contas indicadas por essas pessoas em suas prestações de contas ao Leão. Trata-se do segundo lote residual liberado neste ano.

Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar o site. Caso o contribuinte ainda não tenha a restituição disponível, é possível checar as inconsistências de dados encontradas durante o processamento por meio do Portal e-CAC, no serviço “Meu Imposto de Renda”. A partir daí, o interessado poderá regularizar sua situação junto ao Fisco, com a entrega de uma declaração retificadora.

Quem está neste lote

Neste grupo, segundo a Receita Federal, há contribuintes com prioridade de recebimento garantida por lei: são 3.559 idosos acima de 80 anos; 26.599 pessoas entre 60 e 79 anos; 2.924 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 12.312 trabalhadores cuja maior fonte de renda é o magistério.

Além disso, foram contemplados 153.573 contribuintes não prioritários que entregaram suas declarações ao Leão até 12 de novembro.

Quantia disponível por um ano

A restituição do IRPF ficará disponível no banco durante um ano. Se perder esse prazo de 12 meses para retirada, o contribuinte poderá depois requerer a liberação do dinheiro pela internet, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Esse requerimento também poderá ser feito pelo Portal e-CAC.

Se o dinheiro não estiver na conta

Caso o contribuinte esteja incluído neste segundo lote residual de restituições, mas o valor não seja creditado na conta indicada na declaração anual, bastará procurar qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a central de atendimento do banco, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O crédito será agendado numa conta-corrente ou numa caderneta de poupança, em nome do titular, em qualquer instituição financeira de sua preferência. Esse agendamento também pode ser feito pelo portal BB.

Fonte: Extra