SINDIQUÍMICA

OMS diz que descobriu “pistas interessantes” sobre origem do vírus

Conclusões não vão ser ainda reveladas, garantiu a organização

Uma equipe de investigadores da Organização Mundial de Saúde afirmou, este domingo (7), que juntaram “pistas interessantes” sobre a possível origem do vírus. As conclusões da investigação, contudo, só serão reveladas no fim da semana.

O britânico Peter Daszak, um dos 10 investigadores independentes que estão em Wuhan, na China, afirmou à Bloomberg que foram recolhidas informações relevantes para a pesquisa e garantiu que as autoridades locais “colaboraram” com a investigação.

O mesmo responsável revelou que não se crê que o vírus tenha sido manipulado num laboratório, embora essa hipótese tenha estado sob foco em suas investigações.

“Temos respostas muito boas, honestas, francas, e informativas, porque foram eles próprios a levantar esta questão (sobre) conspirações em torno de vazamentos de laboratório, sentem que elas têm fundamento”, esclareceu.

As provas recolhidas, destaca o pesquisador, poderão ajudar a “entender como o vírus surgiu” e impedir que se volte a repetir.

Vale lembrar que esta equipa de investigadores deslocou-se a Wuhan, cidade onde surgiu o primeiro caso da doença, para entender como é que esta surgiu. Acredita-se que a contaminação tenha acontecido através da infeção de um animal para os humanos e na sequência disso gerou-se a pandemia que matou já mais de dois milhões de pessoas no mundo.

Fonte: Notícias ao Minuto