SINDIQUÍMICA

Bayer lança soja Intacta 2 Xtend com custo inicial por hectare de R$ 173,10

Tecnologia promete maior resistência a pragas e, segundo a empresa, testes indicam 3,25 sacas a mais por hectare na comparação com variedades similares

A partir deste mês, produtores de todo o país poderão adquirir a soja Intacta 2 Xtend, terceira geração da biotecnologia desenvolvida pela Bayer especialmente para o Brasil. O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (10/6).

Marcio Santos, vice-presidente da área comercial da divisão agrícola da Bayer Brasil, diz que a nova tecnologia vai ter um custo inicial de R$ 173,10 por hectare, que será pago juntamente com a semente. O valor, diz, é de 5% a 10% superior ao da soja Intacta RR2 Pro, segunda geração que foi lançada em 2013.

Para o plantio da Xtend Refúgio, prática recomendada aos agricultores para garantir a longevidade da tecnologia, o valor por hectare neste ano de lançamento será de R$ 150.

“Vale muito o custo-benefício. Nosso foco nesse lançamento é trazer uma opção para o produtor brasileiro atingir um novo patamar de produtividade e continuar atingindo as metas de sustentabilidade, produzindo mais com menos recursos”, disse o executivo à Globo Rural.

Segundo ele, nos testes feitos com as novas sementes transgênicas da Bayer em 500 áreas de “eleitos de 2x” nas duas últimas safras, foram colhidas 3,25 sacas por hectare a mais na comparação com variedades similares.

A plataforma Intacta 2 Xtend combina genética de resistência a lagartas e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba com foco no aumento de produtividade.

Além de aumentar a proteção contra as quatro lagartas (lagarta da soja, lagarta das maçãs, lagarta falsa medideira e broca das axilas) já oferecida pela tecnologia anterior, o novo pacote oferece resistência à Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides, graças a mais duas proteínas inseridas na cultivar.

Na questão da tolerância, a novidade é o herbicida dicamba, muito usado no combate a plantas daninhas de folha larga como a buva, corda-de-viola, picão-preto e caruru. A aplicação deve ser feita no pré-plantio até o dia do plantio da cultura.

Segundo Natália Carvalho, líder de lançamento da plataforma, foram feitas aplicações de dicamba em mais de 2 mil áreas para o desenvolvimento de técnicas que permitem o manejo seguro e uma redução de até 98% da aplicação fora do alvo.

O Eleitos, programa de relacionamento da Bayer construído para a Intacta RR2 Pro com pequenos, médios e grandes produtores espalhados por todas as áreas de sojicultura do país, completa dez anos em 2021.

Natália conta que, além dos agricultores, que foram acompanhados nos testes por 50 técnicos da empresa, o desenvolvimento da nova plataforma contou com a cocriação de “experts”, sendo 25 acadêmicos e 35 consultores.

A Intacta 2 Xtend foi aprovada no Brasil em março de 2018 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), mas a comercialização da soja oriunda desta nova plataforma dependia ainda da regulamentação nos países importadores do grão brasileiro, o que só foi completado em janeiro deste ano, com a concessão de certificado de segurança emitido pela União Europeia. Os chineses fizeram o mesmo em junho de 2020.

Natália, no entanto, diz que não houve atrasos. “Estamos lançando o produto para a safra 2021/22 dentro dos prazos estabelecidos em nosso plano de negócios há cinco anos”, afirma. “É importante ressaltar que é apenas a segunda vez que acontece um lançamento de biotecnologia fora dos Estados Unidos”, completa Santos, acrescentando que o primeiro ocorreu há 8 anos com a Intacta RR2 Pro, que já tem uma penetração de 80% no país.

Não foi revelado o investimento específico da nova tecnologia, mas a Bayer informa que investe anualmente 2 bilhões de euros em desenvolvimento de soluções de proteção de cultivos, sementes e biotecnologias.

A Intacta 2 Xtend estará disponível também para as sementes das licenciadas da Bayer: Monsoy, Syngenta, Embrapa, Pionner, SeedCorp, Credenz, Brasmax, Agroeste, DonMario, FT Sementes, Nidera, TMG e Soy Tech. Além do Brasil, a multinacional tem como alvo inicial comercializar a plataforma no Paraguai.

Fonte: Globo Rural