SINDIQUÍMICA

Deputados analisam controle da indústria de saúde

A Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde promove novo debate nesta segunda-feira (5) sobre o papel das instituições de regulação e controle desse complexo.

A subcomissão, que é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, foi criada em abril por sugestão da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preside o grupo, busca fazer um debate sobre a produção de fármacos, vacinas, imunobiológicos, equipamentos, serviços, tecnologias e outros insumos que abastecem o sistema de saúde nacional.

O colegiado já discutiu o papel das instituições públicas e privadas no setor. E, no mês passado, ouviu ex-secretários de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que afirmaram que o Brasil precisa investir na produção de insumos para medicamentos.

A reunião desta segunda será realizada a partir das 10 horas pela plataforma Zoom e ouvirá:
– a diretora da Agência Nacionl de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Sousa Fretas;
– o diretor-substituto de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Leonardo Machado Rocha;
– o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Cláudio Vilar Furtado;
– Assessora técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde Clementina Corah Lucas Prado;
– e os ex-diretores da Anvisa Ivo Bucaresky e Dirceu Brás Aparecido Barbano.

Da Redação – ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias