Petrobras aumenta gás canalizado em 7%, um dia após reajuste de combustíveis e botijão

RIO – Um dia após a Petrobras elevar de uma só vez os preços de gasolina, diesel e gás de botijão, a estatal anunciou nesta terça-feira (dia 6) um novo reajuste, dessa vez do gás natural canalizado. A alta será de 7% no preço do insumo vendido a distribuidoras, a partir de 1º de agosto.

O gás canalizado e os combustíveis se somam a outros itens do cotidiano dos brasileiros que está em alta e pressiona a inflação, como os preços de alimentos e tarifas de energia elétrica, elevadas por causa da crise hídrica..

Além de abastecer residências com infraestrutura de gás canalizado, o combustível produzido pela Petrobras também chega a indústrias por meio de gasodutos. A alta dessa fonte de energia tende a ser repassada para produtos industriais, contribuindo para a inflação.

Para explicar a alta de 7% por metro cúbico, a empresa afirmou que as fórmulas negociadas nos contratos de fornecimento vinculam o preço à cotação do petróleio, que vive alta volatilidade, e à taxa de câmbio. As atualizações dos preços dos contratos são trimestrais.

No último trimestre, também houve aumento. Em maio, a estatal havia reajustado os preços em 39% por metro cúbico. Segundo a estatal, a referência para os contratos a partir de agosto é a cotação dos meses de abril, maio e junho.

“Durante esse período, o petróleo teve alta de 13%, seguindo a tendência de alta das commodities globais, e o real teve valorização de cerca de 4% em relação ao dólar”, informou a estatal, em comunicado.

A Petrobras esclareceu ainda que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.

“Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, disse em nota.

Fonte: Extra