SINDIQUÍMICA

Bayer lança Prêmio Mentes da Inovação para impulsionar ciência no país

A iniciativa premiará projetos nas áreas de saúde e agricultura que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social

Para celebrar os 125 anos da sua operação no Brasil e, ao mesmo tempo, impulsionar a ciência no país, a Bayer acaba de lançar o Prêmio Mentes da Inovação. Poderão concorrer projetos desenvolvidos por universitários e acadêmicos de graduação a pós-doutorado.

As inscrições podem ser feitas no site da multinacional até o dia 8 de outubro. Serão aceitos trabalhos individuais ou em equipes nas categorias de Saúde e Agricultura, com foco em ciências aplicadas, ou seja, projetos baseados em pesquisas que propõem soluções para problemas concretos da sociedade.

De acordo com a Bayer, os estudos precisam ter motivação e finalidade voltadas para a aplicabilidade prática, o que inclui desde a criação de produtos e soluções até novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social.

A premiação é liderada pelo LifeHub São Paulo, maior centro de inovação da multinacional, e promovido em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), a Câmara Brasil-Alemanha (AHK), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Pacto Global Rede Brasil.

Seleção dos projetos e premiação

O processo de análise dos projetos contempla três etapas: triagem, em que se verificará se todos os requisitos do regulamento foram atendidos e se todos os documentos exigidos foram entregues; avaliação técnica, em que os projetos serão avaliados por seu conteúdo e considerados critérios como alinhamento do projeto ao regulamento, coerência, capacidade técnica, grau de inovação, aplicabilidade prática e potencial de contribuição à sociedade; e painel de avaliação final, em que as 12 iniciativas mais bem colocadas farão uma apresentação para uma banca avaliadora, que definirá os três melhores projetos de cada categoria.

Os vencedores serão anunciados no Dia Mundial da Ciência (24 de novembro), em um evento ao vivo transmitido pelo canal da companhia no YouTube. Cada projeto ganhador receberá R$ 30 mil – para serem investidos em atividades que estejam relacionadas ao desenvolvimento científico dos trabalhos, como novos ciclos da pesquisa, despesas com viagem para fins científicos e participação em congressos ou cursos. Além disso, há a possibilidade de aceleração e incubação no LifeHub SP.

No centro de inovação, os responsáveis pelas soluções inovadoras poderão contar com mentorias, residência local/digital, network, conexão com outros hubs do Brasil e do mundo e com especialistas do mercado e ferramentas de gestão para acompanhamento dos seus trabalhos. A incubação envolve investimentos de até R$ 500 mil.

Fonte: Época Negócios