Light começa a aceitar Pix; saiba quais contas de consumo também podem ser pagas com a transferência instantânea

Pix, novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central, já pode ser usado para quitar contas básicas

A Light começou a aceitar pagamentos por Pix a partir deste mês de outubro. Como a transferência é instantânea, pode ajudar a evitar a suspensão no fornecimento de energia por inadimplência ou agilizar a religação do serviço — já que o prazo de 24 horas para reativação só começa a ser contado após a confirmação do acerto.

A adesão à modalidade contribui para a estratégia da companhia de aumentar o investimento nos meios digitais e reduzir as tarifas bancárias. Em média, a concessionária gasta cerca de R$ 40 milhões com taxas para arrecadar suas contas abrangendo todas as modalidades. Agora, com o maior uso do Pix, a estimativa é ter uma economia de R$ 360 mil em um ano.

“Desde o início da pandemia, observamos um aumento na participação das modalidades eletrônicas como o débito automático e o internet banking, saindo de 55% em janeiro de 2020 para 69%, atualmente. Em contrapartida, os canais físicos como casas lotéricas e correspondentes bancários reduziram de 45% para 31%, no mesmo período. A modalidade de pagamento via Pix acompanha e reforça esta tendência”, explica Gustavo Werneck, superintendente de Estratégia Financeira da Light.

O QR Code do Pix estara disponível nas faturas, impressas ou digitais, que tenham vencimento a partir de outubro. Para fazer o pagamento, basta — por meio do aplicativo bancário — escanear o QR Code, conferir as informações e autorizar a transação.

Outras contas de consumo

A TIM foi a primeira operadora a aceitar pagamento por Pix, em novembro de 2020, logo após o lançamento da modalidade, válido para todos os clientes, inclusive para recargas. Desde então, a companhia já registrou mais de 9,3 milhões de faturas quitadas por esse meio. Atualmente, 12% da base de clientes paga suas contas com Pix.

Os clientes de serviços fixos e móveis da Claro, incluindo Claro Empresas, também podem utilizar o Pix para quitar faturas. A Vivo, por sua vez, informou estar trabalhando de forma acelerada, em múltiplas frentes, para incluir as transferências instantâneas em diferentes canais e serviços. Por enquanto, o Pix só pode ser usado para pagamento de recargas feitas pelo app ou pelo site Vivo.

“Para incentivar os clientes a usarem o Pix, oferecemos um bônus de internet de 10GB, com validade de 7 dias, para a primeira recarga feita com o Pix nesses canais. Em um curto espaço de tempo, vamos incluir o Pix como meio de pagamento em faturas e pretendemos estimular a adoção com a oferta de benefícios exclusivos”, declarou a empresa em nota.

A Naturgy, concessionária de gás, ainda não aceita Pix, mas afirma que o projeto está em fase de desenvolvimento.

Fonte: Extra