SINDIQUÍMICA

Bayer vai dobrar oferta de variedades de nova biotecnologia para a soja

Plataforma Intacta2 Xtend protege contra seis tipos de lagartas e tem como objetivo aumentar a produtividade no campo

A terceira geração de biotecnologia de soja que a Bayer trouxe ao mercado, a Plataforma Intacta2 Xtend®, pretende dobrar a oferta de variedades disponíveis. Desta forma, o plano é passar das atuais 30, adaptadas para as cinco macrorregiões do país, para pelo menos 60 na safra 2022/23, que se inicia em setembro deste ano.

Foto: Carlos Santos

Durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel (PR), os agricultores puderam conhecer melhor a plataforma e saber mais sobre a proteção ampliada de lagartas e plantas daninhas, treinamentos e acesso a produtos inovadores, além de uma experiência imersiva para comprovar de perto o novo patamar de produtividade em um silo de soja.

“A Plataforma Intacta2 Xtend® contou com pesquisas, estudos e a intensa parceria com produtores rurais e acadêmicos para chegar ao mercado de forma precisa, trazendo um novo patamar de produtividade da soja para o agricultor de forma sustentável. Ela proporciona uma proteção ampliada contra as principais lagartas da cultura da soja, protegendo contra 6 lagartas, além de oferecer ao sojicultor brasileiro soluções inovadoras para o controle de plantas daninhas, especialmente as de folhas largas, pensadas e criadas com uma forte cadeia colaborativa”, afirma a líder de lançamento da Intacta2 Xtend®, Natália Carvalho.

“É o primeiro ano que fazemos Intacta2 Xtend, estamos experimentando quatro variedades ao lado da variedade que mais usamos, que é a Intacta RR2 PRO. Apesar de ter sido um ano mais seco, a lavoura está bem bonita e resistiu bem, mesmo sendo mais precoce, se comparada a essa que mais plantamos. Para o próximo ano vamos ampliar o plantio com essa biotecnologia para 10% da área”, afirma o produtor Rodolfo Camargo, de Catanduvas (PR).

Inspeção de maquinários agrícolas

Outra novidade levada para a feira é o aplicativo i2x Acerte. No estande, produtores puderam baixar o app gratuitamente para ter acesso a instruções de como utilizá-lo para o gerenciamento de toda a sua safra, com destaque especial para a inspeção preventiva e periódica dos maquinários agrícolas utilizados na soja e demais culturas por meio de um passo a passo de checagem.

“Nos pulverizadores, por exemplo, são 19 itens checados, como mangueiras, válvulas, manômetro, pontas e outros. Ao final do processo, é possível gerar um relatório sobre o estado do maquinário, que pode ser compartilhado pelo produtor por meio de aplicativos de mensagem”, comenta Matheus Palhano, gerente técnico de lançamento da Plataforma Intacta2 Xtend®.

Fonte: Canal Rural