SINDIQUÍMICA

Ciro admite que tem de se mostrar viável até junho para atrair siglas

“Eu preciso demonstrar para eles que eu sou viável”, afirmou Ciro.

Ciro admite que tem de se mostrar viável até junho para atrair siglas

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes admitiu na segunda-feira, 11, que precisa demonstrar que é um nome viável até maio ou junho para conseguir apoio de outros partidos. O ex-ministro tem conversado e busca alianças com o União Brasil e o PSD. “Eu preciso demonstrar para eles que eu sou viável”, afirmou Ciro.

“Se eu conseguir, como estou conseguindo, chegar ali por maio, junho, demonstradamente o cara mais viável contra o que representa o Lula e o Bolsonaro em polarização, ódio e desagregação do País, eu tenho chance de capturar alguns pedaços da organização partidária brasileira”, disse.

A declaração foi dada durante palestra no think tank Atlantic Council, em Washington, após pergunta feita pela reportagem do Estadão. Ciro aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto, na mais recente pesquisa Ipespe, a primeira divulgada após a saída de Sérgio Moro do Podemos e a filiação ao União Brasil, onde o ex-juiz enfrenta resistências e deixou de ser considerado pré-candidato à Presidência.

O pedetista está bem atrás de Lula (34%) e Bolsonaro (30%), mas à frente de outros nomes que tentam se garantir na chamada terceira via, como o tucano João Doria (6%), e a emedebista Simone Tebet (2%). “Eu tenho conversado, sim, com a direção do União Brasil”, disse Ciro. MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania pretendem anunciar um candidato único ao Planalto em maio.

MÃO DUPLA

Ciro disse que PDT deu apoio a políticos do antigo DEM (que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil), como Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso). “Portanto é uma conversa que já vem de longa data”, destacou.

“E o PSD é de um velho amigo meu, (Gilberto) Kassab, e eu já fui adiante e apoiei o prefeito (Alexandre) Kalil, de Belo Horizonte, eu tenho uma amizade antiga e uma afinidade imensa com o Eduardo Paes no Rio de Janeiro”, disse o pré-candidato, a uma plateia presencial e virtual de analistas brasileiros e americanos.

Em entrevista recente ao Broadcast Político, o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que para fortalecer a candidatura de Ciro ao Planalto, seu partido tem conversado “corriqueiramente” com União Brasil e PSD, que poderiam indicar um vice na chapa com o pedetista.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Noticias ao Minuto