IR 2023: restituição via Pix, datas dos lotes e outras novidades

Entenda as alterações para este ano e evite cometer erros

O prazo para começar a entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 inicia no próximo dia 15 de março e se estende até o dia 31 de maio.

No pacote de mudanças que, segundo a Receita Federal, busca facilitar os processos aos contribuintes e evitar possíveis erros de preenchimento, entram as novas informações recuperadas para quem opta pela declaração pré-preenchida.

A Receita Federal também divulgou que os contribuintes terão acesso à declaração pré-preenchida desde o início do período, no dia 15 de março, em todas as formas de entrega: pelo app, pelo programa Meu Imposto de Renda para desktop e online, pelo site.  Para acessá-la, o usuário deve ter uma conta Gov.br com os níveis de segurança prata ou ouro.

Outra inovação para este ano de 2023 está a prioridade na restituição para os contribuintes que enviarem a declaração pré-preenchida e para aqueles que cadastrarem a chave Pix para receber a quantia.

Para garantir um lugar antecipado na restituição do IR, que tem lotes que vão até setembro, o primeiro passo é cadastrar a chave, que deve ser obrigatoriamente o CPF do titular da declaração. Ou seja, não vale o uso de chaves que são números de telefone, e-mail ou a opção que produz números aleatórios.

Fonte: Jornal Contábil