Bayer corta previsão de lucro com atraso na compra da Monsanto e ações judiciais

Empresa se prepara para anos de disputas por conta dos supostos riscos relacionados a herbicidas à base de glifosato; no Brasil, a Justiça derrubou nesta semana liminar que proibia uso do produto.

A Bayer cortou nesta quarta-feira (5) a sua previsão de ganhos, devido a atrasos na aquisição da Monsanto, por US$ 63 bilhões, e disse que as vendas dos seus produtos ao consumidor caíram, afetando as suas ações, que já sofrem com a batalha legal sobre o herbicida Roundup.

A estimativa para o lucro básico ajustado por ação ficou agora entre 5,70 e 5,90 euros por ano, abaixo dos 6,64 euros de 2017 e inferior também às expectativas dos analistas.

A previsão de um resultado mais fraco é adicionada a outros desafios que a fabricante de medicamentos alemã enfrenta, uma vez que se prepara para anos de disputas legais sobre os supostos riscos de câncer relacionados a herbicidas à base de glifosato.

A Bayer disse que o número de requerentes de indenizações por danos causados pelos herbicidas Roundup e Ranger Pro da Monsanto subiram para 8,7 mil, ante 8 mil no mês passado, e disse que devem ser abertos ainda mais processos. A empresa disse que irá se defender na Justiça, citando reguladores e estudos que dizem que os produtos são seguros.

A inventora da aspirina e fabricante da pílula anticoncepcional Yasmin está lutando para conter a queda nas vendas em seu braço de saúde do consumidor, conforme clientes norte-americanos migram de farmácias para lojas online, e enfrenta pressão crescente para fortalecer a sua divisão farmacêutica depois de uma série de recuos.