Caixa faz nova rodada de pagamento do auxílio para inscritos pelo site e beneficiários do Bolsa Família; confira o calendário

A Caixa libera nesta terça-feira (dia 20) os saques e as transferências bancárias do auxílio emergencial para aproximadamente quatro milhões trabalhadores informais, desempregados ou que perderam renda na pandemia, nascidos em outubro, que receberam o pagamento referente ao ciclo 2 nas contas digitais do Caixa Tem.

Na quinta-feira (dia 22), será a vez de 3,8 milhões de beneficiários nascidos em novembro e, no dia 27 de outubro, os saques estão disponíveis para os nascidos em dezembro. Deste grupo fazem parte os trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e aplicativo.

Cerca de 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 2 vão receber a 7ª parcela do auxílio emergencial, 2ª cota extra após a prorrogação do benefício até dezembro, nesta terça-feira (dia 20). O auxílio emergencial vem sendo concedido pelo governo federal com o objetivo de mitigar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. As parcelas extras são no valor de R$ 300 e serão depositadas até o dia 31 de dezembro, quando está previsto o fim do estado de calamidade. O pagamento a beneficiários do Bolsa Família segue até o dia 30 de outubro.

Quem não faz parte do Bolsa Família e se inscreveu por meio do site ou aplicativo ou é inscrito no Cadastro Único receberá a 7ª parcela do auxílio emergencial através de outro calendário, dividido entre crédito em conta e liberação para saque. Quem não faz parte do Bolsa Família e se inscreveu por meio do site ou aplicativo ou é cadastrado no CadÚnico receberá a 7ª parcela do auxílio emergencial através de outro calendário, dividido entre crédito em conta e liberação para saque. Este público começará a ter acesso à sétima parcela, no valor de R$ 300, de acordo com o ciclo 4 de pagamentos, cujos depósitos começam no dia 30 de outubro e os saques vão até 5 de dezembro. Os primeiros beneficiados são os que receberam a primeira parcela do auxílio em abril.

Cronograma do Bolsa Família de outubro

Quem está inscrito no programa social receberá um novo pagamento conforme o calendário abaixo:

19 de outubro – NIS de final 1

20 de outubro – NIS de final 2

21 de outubro – NIS de final 3

22 de outubro – NIS de final 4

23 de outubro – NIS de final 5

26 de outubro – NIS de final 6

27 de outubro – NIS de final 7

28 de outubro – NIS de final 8

29 de outubro – NIS de final 9

30 de outubro – NIS de final 0

Revisão

O governo federal anunciou que nem todos dos beneficiários que se inscreveram pelo site e aplicativo, ou que fazem parte dos inscritos no CadÚnico, teriam direito a todas as novas parcelas do benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, as nove parcelas serão pagas somente a quem começou a receber o benefício em abril. Quem começou em maio, receberá, ao todo, oito parcelas. Quem começou em junho, terá sete. Em julho, seis. E em agosto, cinco. A 7ª parcela, por exemplo, não será paga a quem recebeu a primeira parcela a partir de julho.

Além disso, o governo informou que faria uma revisão nos benefícios para verificar se os cotistas continuam obedecendo aos critérios de elegibilidade para os pagamentos e alguns seriam excluídos das parcelas extras.

Outros pagamentos

Na quarta-feira (dia 21), o banco libera o depósito do auxílio emergencial para 3,6 milhões de beneficiários nascidos em agosto. Os pagamentos se referem ao ciclo 3. Desse total, 1,3 milhão receberão o dinheiro das parcelas do auxílio emergencial. Os outros 2,3 milhões serão contemplados com a primeira parcela da prorrogação do benefício de R$ 300.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os saques em dinheiro e transferências bancárias poderão ser feitos somente no dia 28 de novembro. No domingo (dia 25), 3,7 milhões de nascidos em setembro receberão os depósitos em conta e os saques serão disponibilizados também em 28 de novembro junto com os aniversariantes de agosto.

Fonte: Extra