SINDIQUÍMICA

Valor gasto com vale refeição em restaurantes cai 30% em um ano; mercados têm alta

Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Rio de Janeiro registraram, em setembro, uma queda de 29,6% no valor gasto por clientes que utilizam o cartão Alelo Refeição, na comparação com o mesmo período de 2019. Enquanto isso, nos supermercados, foi registrado um aumento de 9,1% nos valores pagos por Alelo Alimentação. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a bandeira especializada em benefícios corporativos, que realizou pesquisa sobre os impactos da Covid-19, enviada com exclusividade ao EXTRA.

— São quase movimentos complementares devido à restrição de movimento por conta da pandemia e à mudança nos hábitos das pessoas. Vemos que a queda de consumo com Alelo nos restaurantes já passou da sua pior fase, que foi de redução de 50% do valor gasto, e mês a mês os números vêm ficando menos negativos. Mas ainda é uma queda muito forte. Operar com três quartos do faturamento de 2019 durante quase todo esse ano é muito ruim — avalia Eduardo Zylberstajn, chefe de pesquisa e inovação da Fipe.

Nos estabelecimentos de refeição fora do lar, houve ainda redução de 50,7% no volume de transações e 3,2% no número de estabelecimentos que registraram operações. Nos mercados, f oi registrado um aumento de 14,3% no volume das transações e houve crescimento de 2,2% no número de estabelecimentos que efetivaram transações no mês de setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Eduardo Zylberstajn, é possível imaginar que os resultados, considerando todos os mês de pagamento, sejam similares ou ainda piores, no caso dos restaurantes, do que esses. Visto que quem precisou retornar ao trabalho, precisou voltar a comer fora de casa em muitos casos.

Ele prevê ainda que a redução no faturamento desses estabelecimentos pode perdurar.

— Quando a gente pensa nos bolsões de conjuntos comerciais do Rio, como na Barra da Tijuca, se metade das empresas adotarem depois da pandemia o home offce um dia por semana para seus funcionários, haverá uma redução de 10% no fluxo de pessoas na região. São os novos hábitos, que podem trazer um impacto brutal.

Fonte: Extra